Ligue (35) 3822.8148

Sistema Pós-Café

Software desenvolvido para a solução de demandas pontuais da pós-colheita do café, especificamente nos processos de descascamento, despolpamento, desmucilamento, lavagem e secagem do grão. Enquanto sistema especialista (SE), tecnicamente, o Pós-Café simula o raciocínio de um profissional expert, um perito na cultura cafeeira, na busca de resultados reais na produção e comercialização do grão.

O que era uma escolha técnica e muitas vezes intuitiva da escolha de qual o processo asseguraria mais lucro para o produtor e/ou comerciante do café pós-colheita, passa a ser uma decisão norteada por dados concretos que, por meio da tecnologia, garante mais agilidade e assertividade na tomada de decisão.

O Pós-Café foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de avaliar os custos da aplicação dos processamentos do grão. Uma dessas pesquisas ganhou prêmio de melhor pesquisa no 29º Congresso de Pesquisas Cafeeiras – Araxá/MG em 2003.

Por que investir?

Considerado um dos mais tradicionais e representativos produtos da agricultura brasileira, o café é apreciado e exportado para todo o mundo. Além do mais, a agroindústria produtora de café é responsável por expressivas cifras na economia do nosso país e geradora de emprego. Nas últimas décadas a atividade passou por modificações na organização interna entre os elos da cadeia produtiva e nas práticas de condução das lavouras pelo produtor rural.

O Pós-Café permite que o cliente escolha o tipo de processamento do café para que, a partir deste, seja realizada a simulação dos custos do produto final. O objetivo é auxiliar produtores, cooperativas e consultores da área, na tomada de decisão sobre os processamentos a serem aplicados durante a fase de pós-colheita do café.

A partir da escolha do processamento, o cliente fornece os dados relacionados à produção e o software processará as informações, estimando dados como: o custo dos processamentos, valor em dinheiro por saca de café, margem líquida de ganho ou perda, custo/benefício entre outros dados.

Outras vantagens

  • Otimização dos investimentos
  • Minimização de possíveis prejuízos
  • Autonomia do produtor na melhor escolha de processamento
  • Vantagem competitiva frente a outros produtores
  • Visão estratégica do negócio
  • Fornecimento de dados abrangentes